Vegetais que se dão bem na Sombra

Vamos saber quais vegetais que se dão bem na sombra,já que isso tem impedido muita gente de cultivar por ter uma horta muito sombreada.

As plantas que melhor se adaptam a condições de pouca luz são alfaces, espinafre, couve, acelga, rúcula, folhas de mostarda e de beterraba dão bons resultados em lugares sombreados. Às vezes, o crescimento da folha fica mais fino e a planta pode parecer menos robusta do que as que crescem em condições normais de luz, mas não há perda de sabor dessas verduras.

CANAL HORTAS E PLANTAS

FRUTAS QUE GOSTAM DE SOMBRA

Framboesa

A framboeseira é a árvore frutífera que nos presenteia com a framboesa, uma fruta vermelha e adocicada que é muito utilizada para a produção de doces e para a decoração de bolos. Árvore do tipo espinheiro, a framboeseira se adapta muito bem em lugares com pouca luz solar e, por isso, é considerada uma árvore frutífera de sombra. Essa fruta também não é exigente quando o assunto é clima, e resiste muito bem em ambientes quentes ou frios.

Amoras

As amoreiras, classificadas no gênero de árvores caducifólias, também produzem frutas que crescem na sombra. Muito utilizada para a produção de geleias, sorvetes e sobremesas em geral, a amora não necessita de muita iluminação para surgir nos galhos da árvore e ser saboreada.

Morango

Planta da família das rosáceas, o morangueiro também é considerado uma árvore frutífera de sombra por não necessitar de muita iluminação solar para se desenvolver. O morangueiro nos presenteia com o morango, fruto vermelho muito popular e consumido no mundo todo.

Essa planta se adapta facilmente em diversos tipos de climas e solo, versatilidade que faz com que ela seja cultivada em diversas regiões do Brasil — com plantações no Paraná, Goiás, Santa Catarina, Distrito Federal e em outros estados.

Groselha

Quando falamos em groselha, a primeira coisa que vem em nossa cabeça é aquele xarope muito utilizado para fazer sorvete e sucos. Mas antes de se transformar nesse líquido, a groselha é uma pequena fruta avermelhada que nasce na groselheira. Em países do norte da Europa, essa fruta que cresce na sombra é um dos ingredientes mais utilizados na produção de sobremesas e bolos.

A groselheira é considerada uma árvore frutífera de sombra pois não necessita do contato constante e direto com os raios solares para crescer, desenvolver-se e dar frutos. Muito versátil, essa planta se adapta em climas variados e precisa de muita água diariamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *