Quando Devo Mudar Minha Suculenta De Vaso ?

Como crescem lentamente as suculentas e cactos o replantio é feito em intervalos de 2 a 5 anos, conforme a necessidade. Quando devo mudar minha suculenta de vaso, a melhor época para o replantio é no inicio da primavera quando começam a aparecer novos brotos, mas também pode ser feita no decorrer do verão.

O momento ideal de trocar o vaso é quando você percebe as raízes tomaram conta saindo por cima e pelos furos embaixo.

Porem se suculenta esta confortável em seu ambiente e não demonstra nenhum sinal de estresse não tem porque muda-la (Em Time que esta ganhando não se mexe)

Como Transplantar Para Outro Vaso ?

Escolha outro vaso maior do que a planta, não permita nem muita e nem pouca terra em torno da planta, se usar um vaso muito pequeno a água irá drenar mais rápido, em vaso com muita terra o solo ficará encharcado por mais tempo do que deveria. Para plantas arredondadas não usar vaso fundo.

Não regar a planta durante alguns dias antes de transplantar pois a terra precisa estar totalmente seca para que os torrões se soltem com mais facilidade.

Passo A Passo do Transplante?

1-Forre o fundo do vaso com cacos de telha para fazer o dreno.
2-Encha o vaso com terra.
3-Coloque a mudinha sobre a terra com delicadeza e polvilhe terra seca sobre as raízes de modo que a terra caia suavemente.
4-Pressione levemente a terra ao redor da mudinha.
Dica: Nunca pressione a terra que está sobre a raiz. Se depois de um tempo a terra ceder e as raízes ficarem expostas, polvilhe mais terra.
5-Coloque pedrinhas sobre a terra para ajudar a conservar a umidade da rega e Pronto.

Como Lidar Com Plantas Danificadas ?

Quando devo mudar minha suculenta de vaso ,quando a planta estiver danificada :

Plantas que perderam parte ou a totalidade das raízes devem ser podadas até chegar no tecido vivo e ser tratadas como mudas novas, esperar cicatrizar .

Quando tudo estiver cicatrizado, as folhinhas e o caule da roseta podem ser colocados sobre a terra (não enterre). Naturalmente as folhinhas e o caule da roseta soltarão raízes e irão procurar a terra. Depois de algumas semanas irá começar a aparecer os brotinhos. Molhar somente quando as raízes aparecerem e somente na terra, pois se molhar a plantinha ela poderá apodrecer (já perdi varias assim). Sempre rego quando a terra está totalmente seca. Deixar tudo em um local com luz solar indireta e com boa ventilação, o sol nessa etapa pode queimar as novas plantinhas.

O toco deixe cicatrizar e molhar a terra sempre que estiver seca, logo irão aparecer brotinhos em volta do caule (estou ansiosa esperando isso).

OBS. A suculenta, tanto bebê quanto adulta, precisa de períodos com as raízes totalmente secas antes da próxima rega ( estresse hídrico)

Resumo Geral

Quando devo mudar minha suculenta de vaso :O replantio é muito simples e só precisa de um pouco de delicadeza ao manusear a plantinha como se fosse um bebê suculenta.
Recomendo escolher vasinhos bonitos para fazer o plantio definitivo de modo que a suculenta possa crescer neste vaso e você possa mantê-lo na decoração da casa.
Para ver como fazer mudas a partir de folhas e como evitar doenças no cultivo da suculentas, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *