Para que serve a planta do Bálsamo?

A planta bálsamo, cientificamente chamado de Sedum dendroideum, é uma suculenta muito conhecida por suas propriedades medicinais e por seu uso como planta ornamental. … O bálsamo pode ser plantando por estaquia dos ramos e folhas e por brotos.
Ele pode atingir uma altura de 30 a 50 centímetros. A planta é nativa da África do Sul e da Ásia, e também atende pelos nomes de pau-de-bálsamo, bálsamo branco, pau vermelho, balso, cabraiba, óleo vermelho e cabureiba.


BÁLSAMO famosa conhecida milenarmente, desde suas citações em passagens da Bíblia

Benefícios e como consumir 

A planta bálsamo passou a ser utilizado na medicina popular como anti inflamatório ( dores de dente, dores de ouvido, torções, amigdalites ) e para gastrite, tanto na forma tópica ( macerado conjuntamente com óleo de oliva ), diretamente na região inflamada ou na forma de suco e mesmo in natura em saladas para proteger o estômago das inflamações.

COMO CONSUMIR:

Na forma de suco geralmente utiliza-se 10 folhas batidas no liquidificador (lavadas anteriormente em água corrente e limpa ) com 1 copo e meio de água filtrada que deve ser ingerido toda manhã. Também suas folhas podem ser usadas em saladas, já que tem gosto que não compromete o sabor de outros legumes.

Como cultivar

Deve ser cultivado sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, preferencialmente arenoso, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado semanalmente na primavera e verão, e mensalmente no inverno. Por ser uma planta suculenta, o bálsamo é muito resistente a estiagem, no entanto, é bastante sensível ao encharcamento que provoca o apodrecimento das raízes. Tolerante a geadas. Multiplica-se por estaquia dos ramos e folhas, e por separação das brotações laterais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *