Dicas De Cultivo Da Gloriosa

A gloriosa é uma trepadeira muito singular, de flores bastante diferentes e decorativas. São solitárias, coloridas, e as pétalas parecem invertidas. Podem ser utilizadas como flor de corte.

Essa linda planta é uma trepadeira herbáceas ou seja ela não é lenhosa tem o caule esverdeado com a raiz tuberosa tipo um rizoma.

Suas folhas são longas e brilhantes, e apresentam uma modificação curiosa na extremidade: que torna-se uma gavinha, permitindo sua fixação e ascensão sobre os suportes. Adapta-se bem a floreiras e vasos, mas sempre necessita de suportes como treliças ou grades para apoiar-se.

Tem rápido crescimento principalmente nos meses quentes. 

A planta tende a perder sua folhagem no inverno, deixando em repouso seus bulbos que apreciam ser replantados em locais diferentes no período da primavera.

Cuidados com a Flor Gloriosa

A planta gloriosa necessita de bastante incidência de luminosidade. Podendo se desenvolver também à meia-sombra, desde que seja colocada ou plantada em local onde receba luz solar por no mínimo 4 horas diárias diretamente.

Clima Ideal

A gloriosa deve ser colocado em local de clima ameno, pois a planta tem necessidade de clima quente e úmido.

Em regiões muito quente, evitar o sol direto nas horas mais quentes do dia.

Adubar a cada 2-3 semanas com adubo líquido NPK 4-14-8. Na fase de crescimento diluir a dose pela metade.


Propagação


Multiplica-se a gloriosa por sementes no final do inverno e principalmente pela separação das raízes tuberosas.

Para que serve ?

É bastante procurada para ser usada para revestir muretas, cercas e grades. Como flor de corte e também muito utilizada na criação e composição de arranjos florais.

O plantio da gloriosa pode ser feito durante o ano todo, tanto em solo quanto em vaso. Normalmente ela floresce de julho a novembro, suas sementes permanecem em dormência no solo ou fora dele durante o restante do ano. Os tubérculos de gloriosa têm a aparência de um dedo indicador mais ou menos. E devem ser plantados levemente inclinados próximo da horizontal, em terra fofa. Não danifique a ponta rósea do tubérculo, pois se for quebrado, e não germina.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *