Conheça a planta bebe no berço

A planta bebe no berço ,na verdade é uma orquídea que se chama Anguloa uniflora, é sim considerada uma planta rara que geralmente pode atingir 20 cm de comprimento e até maior.

Foi descrito em 1794 pelos botânicos espanhóis José Antonio Pavon Jimenez (1754 – 1840) e Hipólito Ruiz López (1754 – 1815). Ruiz & Pavon, como ficaram conhecidos, participaram da primeira grande expedição botânica ao Novo Mundo, durante o reinado de Carlos III da Espanha. Durante 11 anos, de 1777 a 1788 , eles descreveram centenas de plantas das floras peruanas e chilenas.

E o nome deste gênero é uma homenagem de Ruiz & Pavon a Don Francisco de Angulo, coletor e colecionador de orquídeas que viveu no Peru no final do século XVIII.

São todas plantas de hábito terrestre e originárias de terras altas da Colômbia, Venezuela, EquadorPeru e norte da Bolívia.

Pelo formato de suas flores, as belas plantas deste gênero recebem muitos apelidos populares: “orquídea bebê no berço”, “orquídea berço de Vênus”, “orquídea Tulipa”, “orquídea bote”, entre outros.


Anguloa é um gênero botânico pertencente à família Orchidaceae




Como cultivar

A planta bebe no berço é uma planta considerada de difícil cultivo fora de seu habitat. Seguem algumas dicas para quem quiser tentar a sorte:

  • Recomendo cultivo em vaso plástico fundo, como os utilizados com plantas do gênero Cymbidium. Pode também ser plantada em canteiros no jardim.
  • Utilize um substrato composto por partes iguais de casca de pinus, pedra brita, areia grossa, turfa, terra e carvão vegetal.
  • Cuidado com a drenagem. Nunca deixe esta planta com as raízes encharcadas.
  • Capriche com a sombra. Esta planta é nativa de florestas sombrias e não suporta luz direta. Sugiro 60% de sombreamento.
  • Ainda, por se tratar de uma orquídea originária dos Andes, recomendo cultivo com temperaturas baixas, sempre inferiores a 30 graus. O ideal são variações entre zero e 25 graus.
  • Cessar as regas por um período aproximado de 20 dias quando a planta ficar caduca (as folhas caírem). Este “stress hídrico” é necessário neste período para evitar o apodrecimento dos pseudobulbos. Este período ocorre normalmente entre o outono e o inverno.
  • Diferentemente da maioria das orquídeas, que precisam ter no mínimo três bulbos para sobreviver, um único bulbo de Anguloa é suficiente para esta planta, podendo este lançar maravilhosas inflorescências.

Floresce no verão e sua floração dura em torno de 20 dias.

Onde Comprar e Qual valor

Vários sites vendem pela internet como mercado livre,lojas americana entre outras.

Os preços variam de mudas nos valores de 70 reais até kit com 3 plantas formadas de 420 reais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *