COMO PLANTAR LICHIA?

Como plantar lichia, essa fruta que tem aparecido cada vez mais nas mesas natalinas.

A lichia é uma planta de origem chinesa, Litchia chinensis, uma árvore que pode atingir até 15m de altura e produzir, a cada frutificação, até 50 kg desta maravilhosa fruta de casca grossa, rosada, e polpa branca, espumosa. É uma árvore linda e a fruta, bem, deliciosa e rica em vitaminas.

Porem a lichia é uma planta um pouco exigente e vai requerer um pouco de conhecimento de agricultura.
Já que esta planta, quando reproduzida por sementes, pode até nem dar frutos dadas as alterações genéticas que sofre. E mesmo que a muda produzida por semeadura seja produtiva, a lichia plantada desta maneira só dará frutos após 12 anos, pelo menos.

COMO TER SUCESSO NO CULTIVO

O melhor jeito de se reproduzir a lichia é pelo sistema de alporquia – um sistema vegetativo que implica em você ter um galho com gemas produtivas, de uma árvore de lichia que demonstre boa produtividade, raspar uma parte do galho e amarrar, em volta, um substrato para que esta parte do galho produza suas raízes. Quando as raízes estiverem formadas, você cortará o galho na parte mais próxima ao tronco e deverá transplantar essa muda enraizada em um vaso ou lata (de 20 l pelo menos).

Porque desta forma sua planta já vai ser um clone da planta adulta e já poderá frutificar, como a planta da qual foi retirada.

QUERO GERMINAR A SEMENTE.

Então você decidiu que quer plantar lichia diretamente pela semente, e não esta preocupado com o tempo que vai levar.

Muito bem então vai precisar de :

  • 1 recipiente de plástico com tampa furada para entrar pouco ar.
  • 1 pedaço de tecido fino para colocar dentro do recipiente, abaixo das sementes.

Como fazer?

  • Forrar o recipiente de plástico com o pedaço de tecido, o tecido deve cobrir as sementes
  • Molhar pouco diariamente mantendo sempre úmido e não encharcado.
  • Colocar no sol diariamente com a tampa fechada(furada) para abafar e acelerar o processo de germinação.
    Tempo médio para começar germinar é de 10 a 15 dias, então cuidem bem das sementes de Lichia Germinadas e tenha paciência.

COMO CUIDAR DA SUA LICHIA

Basta que você mantenha um regime de regas sem encharcar a terra, faça uma adubação orgânica a cada 4 meses (espalhando composto orgânico, cinzas e palha picada em volta da árvore que deve ser revolvido e incorporado ao solo), uma poda anual de limpeza (tire os galhos mortos, rareie a copa da árvore abrindo espaço para a entrado dos raios de sol, mantenha sua planta em local ventilado mas ao abrigo dos ventos fortes (que podem derrubar as flores) e cuide, muito mesmo, de qualquer tipo de infestação de fungos ou insetos sugadores, os principais inimigos da lichia (a ventilação, insolação e boa drenagem do solo são fatores que favorecem a saúde da árvore mas, caso apareçam lesões fúngicas, manchas no tronco e folhas, tome as providências cabíveis, rapidamente).

Enfim plantar lichia e cuidar de um pé de lichia não é difícil – esta árvore gosta de sol, ventilação e solo fresco e bem drenado, adubado. É importante que a superfície em volta da sua árvore de lichia se mantenha permanentemente limpa de resíduos (galhos, folhas e frutos).
ue a superfície em volta da sua árvore de lichia se mantenha permanentemente limpa de resíduos (galhos, folhas e frutos).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *