Como plantar ALFACE fácil / Inicio, meio e fim!!!

Com plantar alface fácil, a alface essa sem sombra de dúvidas é a
planta que eu mais recomendo para quem está começando a plantar e isso porque essa planta tem um desenvolvimento rápido, são mais ou menos 30 dias para estar colhendo-a dentro da sua casa.

Vamos começar a plantar ,hoje você vai aprender o processo completo de com plantar alface fácil , desde a semente até a colheita do pé de alface.
Para começar o plantio de alfaces, primeiro passo faça uma sementeira.
Para fazer essa sementeira é bem simples, basta pegar uma caixa de ovos e retirar as partes que não serão utilizadas deixando apenas a parte de baixo da caixa que tem aqueles encaixes para os ovos.
Nos iremos chamar isso de células ,é importante ressaltar que essa será a parte mais dificultoso do plantio caso você não possua uma estufa
e isso porque a água das células da sementeira costuma evaporar muito rápido ,fazendo com que seja preciso regar duas vezes por dia.
Mas se você não quiser ficar regando o tempo todo você pode utilizar a técnica da mine estufa em caixa de ovos como no vídeo abaixo.


COMEÇANDO O PROCESSO

O processo de plantio é bem simples primeiro é preciso colocar o substrato preparado em todas as células da caixinha, e se você quiser pode misturar vermiculita .
Depois você pode colocar de três a quatro sementes em cada célula.

É importante semear três sementes pelo menos porque algumas mudas podem não germinar ou até mesmo germinar e porém se tornarem mudas mais fracas.

Depois de todas as sementes estiverem dispostas nas células com bastante cuidado procura cobrir todas elas com um pouquinho de terra a ponto de não ficarem visíveis.

PRIMEIROS CUIDADOS

Na hora de regar você deve utilizar um borrifador e isso porque se você jogar um jato de água a semente pode acabar boiando e ficarem na superfície ou ainda pior ,você pode acabar arremessando o substrato para fora com semente e tudo e não é isso que a gente quer.
Então lembrando mais uma vez, se você não possui uma estufa daí pra frente vai ser necessário borrifar água duas vezes por dia até que a semente se tornem mudinhas.
Outra observação é evitar deixar a sementeira exposta à chuva pois uma chuva forte pode acabar com o seu trabalho ,e também evitar que a sementeira fique exposta ao sol direto durante o dia inteiro, a dica é procurar aquele lugarzinho que pega sol durante quatro horas no período da manhã.

QUANDO SAI AS MUDINHAS?

Com plantar alface fácil ,depois de uns dez dias suas mundinhos já devem ficar fortes mas você lembra que
plantamos mais de uma semente em cada célula da sementeira, então agora é hora de fazer
o desbaste.
O desbaste consiste em retirar todas as mudinhas menores e mais frágeis deixando
apenas uma muda por célula para que ela possa se desenvolver melhor sem ter que
competir por nutrientes, para fazer o desbaste você pode cortar as mudas com
uma tesoura ou retirando com as próprias mãos mas é preciso ter cuidado para não
danificar a muda que você vai deixar na sementeira.

DETALHES FINAIS DE Como plantar ALFACE fácil

Depois de fazer todo esse processo você deve deixar suas mudinhas mais alguns dias na sementeira pra que elas peguem força e fiquem vigorosas antes do replantio no local definitivo.
E as mudinhas que sobraram naquele processo de desbaste você pode fazer uma saladinha deliciosa.
Para transplantar para o local definitivo basta cortar a célula que você
utilizou e replantar no local desejado, não tem segredo basta plantar em um vaso que seja compatível com o tamanho de um pé de alface.
Na hora de replantar no vaso não é necessário retirá-la da célula pois as raízes atravessam com facilidade o papel da caixa de ovos e também porque rapidamente o papel vai se desintegrar no substrato rapidamente.

Um comentário sobre “Como plantar ALFACE fácil / Inicio, meio e fim!!!

  1. Olá tudo bem? Gostei do seu post e tomei a liberdade de compartilhar com meus contatos do whatsapp esse tipo de artigo tem me ajudado bastante, vou começar acompanhar seu blog. Cultivar hortas pode ser muito gratificante, descubra dicas sobre o cultivo de algumas frutas e legumes comuns de maneira fácil e simples.
    Acesse o link e aproveite: http://cutt.ly/fyXbNbz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *