Como Plantar Abacaxi em vaso

Como plantar Abacaxi em vaso , isso é o que abordaremos aqui porém vai aí um pouco de conhecimento. Provavelmente nativo do sul da América do Sul, da região onde hoje fica o Paraguai, o abacaxi foi carregado por toda a América pelos guaranis, tornando-se espécie cultivada pelas populações autóctones até a região da América Central e do Caribe muito antes da chegada dos europeus. Na Inglaterra, a partir do século 17, iniciou-se o cultivo do abacaxi em estufas especialmente preparadas para manter a temperatura equivalente à temperatura tropical de que a planta necessita para crescer. Com sua coroa espinhenta, passou a ser chamado, no feminino, de a “rainha das frutas”. Transformado em iguaria de reis e rainhas, o abacaxi foi oferecido como símbolo de hospitalidade a convidados especiais da nobreza também nas cortes européias.

Agora vamos aprender a plantar Abacaxi em vaso.

Vamos ao Primeiro Passo

Escolher o abacaxi certo

Procure um abacaxi fresco para retirar as folhas. A coroa deve estar bem verde, sem manchas amarelas ou castanhas. A fruta deve estar dourada e firme, ou seja, madura.

  • Certifique-se de que o abacaxi esteja maduro, caso contrário as chances das folhas brotarem serão menores;
  • Certifique-se de que o abacaxi não está muito maduro. Puxe algumas folhas da coroa, se elas saírem com facilidade é um sinal de que a fruta passou do ponto;
  • Verifique se não há insetos nas folhas da coroa.
  • 2. Remover a coroa

Segure o corpo do abacaxi com uma mão e use o outro para pegar a base das folhas da coroa. Faça movimentos de torçam até que a base das folhas saia por inteiro.

  • Se você está tendo problemas remover a coroa, você pode cortar o topo do abacaxi. Corte o excesso de fruta em torno da raiz;
  • Certifique-se de que a base, a área onde as folhas se juntem, permaneça intacta.

3. Preparar a coroa

Retire algumas folhas mais baixas, próximas da base, para expor o caule, isso facilitará a brotação. Vire a coroa de cabeça para baixo e deixe-a secar por uma semana.

4. Deixar de molho na água

Procure um recipiente em que o caule possa ser totalmente mergulhado, mas que as folhas não fiquem submersas.

  • Coloque alguns palitos no topo do caule da coroa, formando uma cruz. Empurre-os o suficiente para que fiquem firmes;
    Mergulhe o caule na água. Os palitos devem evitar que as folhas fiquem submersas, mas o caule deve ficar totalmente em baixo da água;
    Coloque o recipiente em um local que haja incidência de sol, mas evite temperaturas extremas;
    Troque a água 2vez por semana para e evitar musgos;
    Aguarde o brotamento das raízes.

5. Plantar o Abacaxi em vaso

Assim que as raízes atingirem alguns centímetros, procure um local ensolarado e prepare o solo. Uma mistura de 30% de adubo e 70% de terra é o ideal para o cultivo de abacaxi. Neutralize a acidez do solo com pó de cinzas de madeira ou calcário.

  • Certifique-se que apenas o caule seja enterrado, as folhas devem ficar acima do nível do solo;
  • Regue a planta 1 vez por dia, preferencialmente pela manhã.

Pode levar vários meses, mas, eventualmente, um cone vermelho deve aparecer no centro das folhas, seguido de flores azuis e eventualmente de uma fruta. Demora cerca de seis meses para que a fruta se desenvolva completamente. O abacaxi crescerá a partir da flor, acima do solo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *