Como fazer uma horta suspensa

Como fazer uma horta suspensa nessa quarentena, aproveitando que a família esta em casa.

Ter a natureza pertinho da gente é uma medida inteligente de bem-estar para toda a família. Uma das formas de se fazer isso são os jardins verticais. A horta suspensa, que propicia o cultivo de condimentos, temperos e ervas aromáticas que, além de deixarem as preparações culinárias mais frescas, cheirosas e saborosas, se oferecem como uma deliciosa e delicada forma de decoração. 

Vamos ao passo a passo

Materiais necessários

• Garrafas PET (preferencialmente de dois litros), todas iguais;
• Pregos grandes ou parafusos;
• Martelo ou chave Philips;
• Tesoura;
• Fios e/ou cabos resistentes para suportar peso (arames ou fios elétricos).

Como montar

Pegue as garrafas PET e faça furos nas regiões da tampa e fundo das garrafas. Tenha cuidado para que estes furos estejam alinhados e com o tamanho certo para que o cabo/fio passe sem problemas, mas sem ficar muito folgado.

Dica: faça testes em outras garrafas que não serão utilizadas na horta, assim, você treina e o resultado fica bem melhor.

Pegue a tesoura e recorte uma abertura na lateral das garrafas, por onde as plantas serão cultivadas. O ideal é que este recorte tenha aproximadamente 12 cm de largura por 15 cm de comprimento. Em seguida, passe os cabos/fios pelos furos, deixando-os da altura que você deseja que fique sua horta. Faça nós nas pontas, para que toda a estrutura seja fixada com segurança.

Por fim, é só colocar terra, sementes e não se esquecer de regar sua horta com frequência

Qual o melhor local

De na sua casa tem quintal as hortas suspensas são uma maneira muito prática para organizar o espaço dessa área, com o aproveitamento dos muros para cultivar em recipientes os mais variados temperos . 
Se no seu caso for apartamentos você também pode ser beneficiados pelas hortas suspensas, já que o espaço disponível para plantio é quase sempre muito pequeno. Então, espaços como a sacada, a varanda, o terraço e a cozinha são indicados para a sua instalação, pois geralmente têm janelas maiores, que permitem a entrada da luz natural necessária. Então sem desculpas para começar bora lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *