Como cuidar de flor de maio – COMO FAZER NOVAS CORES

Como cuidar de flor de maio ou Schlumbergera truncata, assim também conhecida , é uma espécie de Schlumbergera, do gênero botânico da famíliacactaceae. É originárida do Brasil e seus nomes populares são: flor-de-maio, cacto-de-natal, cacto-de-páscoa, flor-de-seda. Floresce no outono do hemisfério sul, apresentando flores cor de rosa, brancas, laranjas e vermelhas. Seu ciclo de vida é perene. Possui caule formado por vários artículos que podem ser destacados para formar novas plantas.

Essas plantas crescem e se desenvolvem de forma semelhante a algumas orquideas, pois podem ser afixadas em troncos de arvores. São belas flores e alegram o outono enquanto as folhas das outras caem, mas estas, necessitam de alguns cuidados especiais pois é comum que a planta fique frágil após a sua floração.



Principais dúvidas e dicas

  • Um bom local para deixar a sua Flor de maio é apoiada sobre uma arvore ou pedra, onde ela possa receber muita iluminação. No caso da arvore não se preocupe pois ela não rouba nutrientes da arvore, não funciona como uma parasita, ela apenas usa como apoio.
  • A boa iluminação é essencial, a Flor de maio precisa de muita luz para realizar sua fotossíntese, porém, evite o contato direto com o sol. Tente deixa-la próxima a uma janela dentro de casa, desta forma evitando também os ventos gelados que fazem mal as suas flores e folhas.
  • Você deve regar a Flor de maio de forma que seu substrato nunca fique ressecado, as epífitas costumam acumular água sobre as suas raízes, observe as para saber quando é o período correto de realizar a próxima rega.
  • Fique atento ao período pré floração, antes do início de outono. É recomendado utilizar adubo NPK ou NPK 8-8-8, eles são ricos em fósforo, nutriente essencial para não só uma floração saudável mas também mais bonita da Flor de maio.


Substrato para flor-de-maio

Então, a melhor coisa a se fazer é ficar atento ao período de floração, que costuma acontecer entre o outono e o início do inverno. Assim que essa temporada começar você deve aumentar um pouco a frequência de rega assim como a quantidade de substratos, como o pó de osso animal ou de peixe e substrato de fibra-de-coco.

O pó-de-osso contem grande quantidade de cálcio e pode ser substituído por cascas de ovo moídas, basta guardar as cascas de ovos que você consome, deixá-las secar e então moer com a mão (coberta com uma luva para não se machucar) ou, uma outra opção e também mais recomendada é misturar com água e bater no liquidificador, assim você terá não só as cascas mas uma água rica em cálcio que pode penetrar mais facilmente na terra e nutrir as raízes da flor de maio.Outra opção recomendada é o substrato para cactos e suculentas.


COMO FAZER NOVAS CORES DE FLOR DE MAIO

Essa técnica você vai precisar apenas de um cotonete veja o vídeo abaixo::


Curiosidades sobre a flor de maio


A planta leva este nome, justamente pela sua época de floração;
Nem todo mundo sabe, mas a flor de maio é considerada um cacto e uma suculenta. Portanto, faz parte da lista de cactos coloridos;
Ela pode chegar até 30 cm de altura;
O beija-flor ama a flor de maio e é o polinizador dela;
Ela é originária do sudeste do Brasil, mas especificamente na Mata Atlântica;
É relativamente fácil propagar um muda de flor de maio. Você pode fazer isso por estaquia, acomodando um pedaço saudável da planta sobre terra úmida.


Obrigada pela sua visita. Se você tem sugestões ou dicas sobre o assunto, coloque aí nos comentários, eles podem acabar virando temas para novos posts.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *