COMO CUIDAR DE BONSAI EM APARTAMENTO?

Como cuidar de bonsai em apartamento,você já pensou em cultivar um bonsai ou melhor ainda começar o seu próprio bonsai a partir de uma produção totalmente sua ,existe alguma maneira de fazer isso e você pode começar a partir de uma semente o que vai demorar um pouco ou você pode começar com uma já comprada em supermercado ou em lojas especializadas.
Bom a gente sabe que o bonsai é uma arte milenar japonesa, ou chinesa em fim oriental e tem muitos termos técnicos vários nomes como a pré bonsai quando você faz a partir de uma estaca ou de uma semente .
Mas o nosso objetivo aqui é ajudar você a se introduzir neste mundo maravilhoso que o bonsai lhe permite.
A mágica de acompanhar o desenvolvimento de uma árvore, em miniatura, é como se ela estivesse na natureza só que ela vai estar perto de você dentro de casa apartamento ou em seu escritório.
E você vai acompanhar isso de uma maneira muito bacana muito próximo então nós não vamos nos ater a termos técnicos a palavras japonesa ou orientais ok.

COMO ESCOLHER A MELHOR ARVORE?

Para começar vamos levar em consideração o seguinte, pra escolher sua espécie você vai levar em consideração o local que você vive então você vai escolher uma planta pode ser qualquer uma da sua região.
Uma dica importante você deve começar pela mais simples conforme for desenvolvendo sua técnica você evolui para plantas mais difíceis.
Escolheu sua arvore então bom, vamos começar a cuidar do bonsai para o apartamento, primeira coisa que você vai fazer é
baixar a partir da copa dela e fazer uma poda de limpeza nos galhos mais finos e diminuir o torrão da raiz pois ela vai ter que caber em um vaso pequeno.
Algumas técnicas dizem que tem que tirar todas as folhas fazer uma poda drástica porém já vi por experiência própria que não é obrigatório fazer isso,e você pode manter as folhas e manter o porte na sua planta e acelerar o processo.
Então você vai começar a diminuir o torrão, pode pintar muitas duvidas na hora,tipo se a planta vai sofrer com a eliminação de raiz é bem provável que ela vá sofrer sim.
Mais como falamos você vai escolher uma planta bem adaptada à sua região é que isso vai facilitar na recuperação dela , é claro que infelizmente em alguns casos pode ser que a planta não resista mas isso faz parte da tentativa só não vai errar quem não tentar.

DICA PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DO BONSAI NO APARTAMENTO

Como cuidar de bonsai em apartamento, a primeira coisa que você tem que se
atentar pelo fato de morar em apartamento é com relação ao sol.
Os melhores apartamentos para quem quer ter um bonsai de pinheiros, junípero são os
apartamento co a face para o norte, que recebe muito sol durante o dia .
Tem apartamentos que nos meses de inverno não bate sol por causa da sua posição
Outra dica importante são as espécies prefira espécie que gosta de menos sol
por exemplo o ‘ficus’ que precisa de umas 2 ou 3 horas de sol.
A má rega do bonsai é responsável por 95% a morte das plantas então você que quer ter
bonsai em apartamento você tem que prestar atenção em duas coisas:
A primeira é quando a drenagem a agua tem que sair por baixo do vaso .
A segunda dica para quem mora em apartamento é com relação ao ventos, por incrível
que pareça o vento seca mais o substrato do que o próprio sol .
Então você vai regar o seu bonsai de manha, e quando chegar de
tarde e olha de novo possivelmente ele vai estar seco.

Passo a passo de como fazer bonsai

Cubra os furos no fundo do vaso com uma tela de drenagem;Passe o arame pelos furos formando um “U” com a base fora do vaso e as partes de cima dentro;Coloque um pouco do substrato no fundo do vaso.

Use a espátula do raque para soltar as laterais do pré-bonsai do vaso ou plástico no qual ele veio;Retire 2/3 da terra ao redor da raiz com cuidado usando o raque e pode-a;Coloque a planta no vaso fazendo movimentos circulares para acomodar as raízes;Preencha o vaso com mais substrato, cobrindo completamente as raízes;Faça a compactação do substrato utilizando o hashi;Fixe o tronco do bonsai usando o arame;Na bacia, coloque dois litros de água e uma tampinha e meia do enraizador;Faça a imersão do vaso com o bonsai na bacia e deixe por 15 minutos;Retire o vaso da bacia, deixe a água escorrer, limpe o vaso, borrife água nas folhas e retire o excesso de substrato;Por fim, regue com o enraizador uma vez por semana durante o primeiro mês e não adube durante esse período

A altura do vaso do bonsai deve ser menor ou igual à largura da base do tronco do bonsai;Não use prato embaixo do vaso do bonsai, pois a água acumulada ali pode acabar apodrecendo as raízes;Para modelar e direcionar o crescimento do seu bonsai, use cobre recozido ou alumínio anodizado;E, se for aramar o seu bonsai, não deixe o arame por mais de oito meses.

Como fazer a poda do bonsai?

Como cuidar de bonsai em apartamento, é melhor para o seu bonsai ser podado com um alicate de corte côncavo, uma tesoura de poda ou uma comum bem afiada.

A poda serve para eliminar ramos defeituosos ou desnecessários, ou seja, aqueles que saem do desenho da copa. Existem dois tipos de podas de bonsai, a de manutenção e a de estilização.

A poda de manutenção é feita nas partes externa e superior e incentiva o crescimento mais uniforme da mini árvore. A poda de estilização, por sua vez, deve ser feita no início da primavera ou no final do outono e serve para remover toda a madeira morta e também o que sai do desenho.

Se dois galhos crescem na mesma altura do bonsai, um deles deve ser retirado;Galhos com voltas ou retorcidos também devem ser podados;

E galhos muito grossos no topo da árvore, idem.

Se animou a começar neste maravilhoso mundo do bonsai, mais ainda tem muitas perguntas então conheça o ¨MANUAL DE BONSAI¨ do professor Samuel Silveira

Descrição do Produto

“Um excelente Ebook para as pessoas que possuem um Bonsai em casa, e desejam aprender a cuidar corretamente de sua linda Planta”      

  O que você irá aprender     Introdução   > As Duas Fases > Passos Básicos para criar um Bonsai > Estilos Básicos de Bonsai > Cuidados a ter com um Bonsai > Variedades de Bonsai > Técnicas a Adaptar com um Bonsai > Técnicas a Aplicar ao Design > Ferramentas para Esculpir a Forma do Bonsai “CLICK AQUI PARA SABER MAIS”  


3 comentários sobre “COMO CUIDAR DE BONSAI EM APARTAMENTO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *