CHUCHU EM VASO NÃO DA CERTO?

Eu já ouvi muita gente dizer que plantar chuchu em vaso não da certo.

Pois isso é uma mentira das mais deslavadas do mundo, pois o chuchu não só cresce como também produz muito em vaso.

Sechium edule (Jacq.) Swartz é uma planta da família Curcubitaceae cujo fruto é uma hortaliça conhecida pelos nomes comuns de chuchu, machucho, caiota (Açores) e pimpinela (ilha da Madeira). Existe em abundância na ilha da Madeira, principalmente junto aos cursos de água (ribeiras e nascentes).

Segundo alguns historiadores, o chuchu já era cultivado no Caribe na época do descobrimento da América.

Devido seu sabor característico e bastante suave pode ser consumido o ano todo, o chuchu teve bastante destaque na Antigüidade entre as demais hortaliças cultivadas. É de fácil digestão, rico em fibras, potássio, vitaminas A e C e pobre em calorias, são 31 calorias em cem gramas.

PORQUE DIZEM QUE CHUCHU NÃO DA EM VASO ?

Isso acontece porque na verdade as pessoas deixam as ramas do chuchu espalharem ,o que não pode acontecer.

O correto é deixar no máximo 4 ramas ,para que não acontece da planta esparramar muita raiz no vaso e se sufoque pois não terá tanto espaço para se desenvolver.

Então não é que plantar chuchu em vaso não da certo,o que acontece é que temos que ter alguns cuidados.

QUANDO O CHUCHU ESTA PRONTO PRA PLANTAR ?

Quando começar a sair um broto no meio do chuchu basta aguardar o broto alcançar 12 cm e pronto já poderá plantar seu chuchu veja nas imagens abaixo.

QUANTO TEMPO LEVA PARA O CHUCHU DAR FRUTOS ?

A colheita do chuchu pode começar de 90 a 120 dias depois do plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. Normalmente o ideal é colher o fruto duas semanas após a abertura de sua flor, mas pode ser difícil e trabalhoso monitorar .

Existe uma grande variedade de chuchu, quanto à forma, tamanho e cor. Pode ser arredondado ou ter o formato de pera, mais comumente encontrado em feiras. A cor varia do branco ao verde bem escuro. Conforme a espécie a casca pode ser lisa ou com espinhos.

COMO CONSERVAR O CHUCHU DEPOIS DA COLHEITA ?

Para conservá-lo mantenha-o em ambiente fresco por três a cinco dias. Quando colocado na geladeira e embalado em saco plástico pode-se conservar por um tempo maior, de seis a oito dias.

Pode ser utilizado na preparação de cremes, sopas, suflês, bolo ou salada fria. O fruto não é consumido cru. Para consumi-lo em forma de refogado ou salada prefira os frutos mais novos, menores e com casca brilhante.

Ao comprá-lo observe se apresenta a coloração verde claro, se está firme, sem marcas escuras ou picadas de insetos.

Os brotos, as folhas e as raízes da planta também são consumidas. Os brotos são ricos em vitaminas B, C e sais minerais como cálcio, ferro e fósforo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *