BABOSA: COMO PLANTAR COM SUCESSO

Aloe vera ou babosa é uma espécie de planta suculenta do gênero Aloe. Cresce selvagem em climas tropicais ao redor do mundo e é cultivada para usos agrícolas e medicinais. Também é usada para fins decorativos e cresce com sucesso dentro de casa como uma planta em vaso.[

É usada em muitos produtos de consumo, incluindo bebidas, loções para a pele, cosméticos ou pomadas para pequenas queimaduras e queimaduras solares. Existem diversas evidências científicas da eficácia ou segurança dos extratos de Aloe vera, quer para fins cosméticos ou medicinais.

COMO PLANTAR
A PARTIR DA FOLHA ?

É possível cultivar uma babosa a partir de uma folha, mais as chances dela criar raízes são bem pequenas[. As folhas da aloe vera têm muita umidade e tendem a apodrecer antes de criar raízes. Corte a folha na base usando uma faca limpa e afiada. Procure cortar em ângulo para baixo, na direção do caule. A faca deverá estar bem limpa, ou você se arrisca a infectar a folha. Deixe a folha em um local quente por tempo o bastante para que um filme se forme sobre a parte cortada. Esse processo pode levar de alguns dias até duas semanas .Encha o vaso com solo para cactos e umedeça-o com água. Se não tiver esse solo, você pode misturar uma parte de areia com uma parte de terra para envasamento.

  • Considere encher o fundo do vaso com cascalho primeiro, melhorando ainda mais a drenagem.
  • O nível de pH deverá ser de 6 a 8. Caso ele não esteja alto o bastante, adicione um pouco de calcário. Você pode comprá-lo em uma loja de jardinagem.


Cultivando a partir de um broto

Se você conhece alguém que tenha a babosa em casa, peça a ela um pequeno broto, que nada mais é do que algumas folhas com raiz. Em alguns casos, nem é preciso retirar da planta principal, pois ela própria produz brotos.Retire todo o broto da terra, com ajuda de uma faca afiada. Tenha cuidado para não se cortar  ou danificar as folhas e raizes (se achar mais fácil, retire toda a planta, corte a parte que irá usar e faça o replantio);Caso queira comprar algum tipo de terra específica (não é necessário), busque por aquelas com indicações para suculentas ou cactos;Para plantar a babosa agora, basta colocá-la no buraco que foi feito no solo ou no vaso. Certifique-se que a profundidade é suficiente para tampar apenas as raizes;

Jogue terra ao redor, sem pressioná-la. Apenas preencha o espaço criado para o broto de babosa;Regue o suficiente para que o solo fique úmido (cuidado para não enxarcá-lo), caso contrário a planta pode apodrecer.


Condições ideais de plantio

A aloe vera é natural da África, por isso, se adapta melhor em climas quentes e secos, com muito sol. Mas com os cuidados adequados, pode ser facilmente cultivada dentro de casa. O Estado de Santa Catarina é um dos maiores produtores brasileiros dessa planta, apesar do clima .

A babosa pode ser plantada em um vaso simples, de barro ou plástico, dos que encontramos em supermercados. O único cuidado é protegê-la do frio intenso, ao qual não é acostumada. Outra grande vantagem dessa planta é que ela pode ser colhida o ano inteiro, pois suas folhas (até 30 por planta) permanecem praticamente imutáveis durante as quatro estações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *