AGONIADA PLANTA QUE CURA

Hoje vamos falar de uma planta que se chama agoniada é na verdade uma árvore que chega até oito metros de altura ,tem umas flores brancas lembra um pouco a (Colônia) inclusive muitas pessoas se confundem.

A agoniada, também conhecida por agonia, arapuê ou jasmim-manga, é uma planta medicinal muito utilizada para aliviar as cólicas menstruais e regular o ciclo menstrual, mas também pode ser utilizada para tratar problemas respiratórios, como a asma e a bronquite, por exemplo, devido às suas propriedades anti-asmáticas.

CURIOSIDADES DA AGONIADA

A agoniada é reconhecida tradicionalmente como excelente remédio para mulheres, referindo-se seu nome aos sintomas associados ao ciclo menstrual.

Essa planta se encontra mais nos estados do Sul. Você sabia que as sementes serviam aos índios para a feitura de adornos, como colares, maracás, chocalhos e demais peças, principalmente para os dias festivos.

PARA QUE SERVE AGONIADA

A agoniada serve como Febrífuga, balsâmica, combate cólicas menstruais, febre, asma brônquica e ansiedade. Emprega-se nas afecções histéricas, na asma, nas atorrías gastro-intestinais, nos catarros crónicos, na clorose, nas febres intermitentes. Amenorréia: como estimulante da função gonadal e regulador dos ciclos menstruais; Dismenorréia: analgésico, sedativo e antiespasmódico; TPM com ansiedade, constipação intestinal, dispepsia, dismenorréia e edema: como diurético, estimulante da função gonadal, laxante, protetor da mucosa gástrica, sedativos e regulador dos ciclos menstruais; Edemas relacionados com o eido menstrual: como diurético; Irregularidades menstruais: como estimulante gonadal e regulador; Leucorréia crônica: como anti-inflamatório. Adenopatia satélite associada a infecções ginecológicas: como anti-inflamatório, resolutivo e t-linfotrópico. Dispepsia, gastrite e epigastralgia associadas ou com agravação perimenstrual: como laxativo, sedativo, protetor da mucosa gástrica e antiespasmódico.

COMO USAR A AGONIADA..

EM FORMA DE CHÁ

O chá serve para cólicas menstruais, pode ser feito tanto com a casca quanto com as flores, sendo esta parte a mais utilizada.

Ingredientes

  • 10 g de flores de agoniada;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Para fazer o chá basta colocar as flores na água e deixar ferver por mais ou menos 10 minutos. Em seguida, coar e beber 4 vezes ao dia sem adoçar.

Contra-indicações da agoniada

Essa planta não é recomendada para crianças, mulheres grávidas ou em fase de lactação. Além disso, é importante que o consumo dessa planta seja monitorado por um médico ou fitoterapeuta, pois o uso em excesso pode ter algumas consequências, como por exemplo, diarreia, aumento do fluxo menstrual, esterilidade, aborto e até mesmo morte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *